Organizando Blogs

image by nouQraz on Flickr

image by nouQraz on Flickr

Este tema foi meio complicado de abordar, isso porque, a organização de um blog é algo pessoal. E entendi como organização do blog, o layout e não a edição.

Em meus blogs, menos sempre é mais. Isso porque sou muito crítica, e como usuária eu percebo que layouts mais simples, sãos os mais confortáveis para navegar.

Um exemplo bobo. mas extremamente importante?! Sempre escolho layouts de fundos claros e cujo padrão de fonte (letras) seja bem legível. Pode parecer bobagem, mas para mim que tenho um astigmatismo alto e ceratocone que atrapalham muito a minha visão, isso facilita a leitura. Se para mim, que nem sou uma dos piores casos, fundos escuros complicam, imagine pessoas cuja deficiência visual é maior?

Outra coisa extremamente ruim para um blog são as firulas que deixam os blogs “fofinhos”. Tipo musiquinhas que mal a pessoa entra na página começa a tocar,  cursor que mal escorrega o mouse começa a fazer caminho de estrelinhas, florzinhas e afins, gifs pipocando em todos os posts… Isso pode ser muito cuti-cuti, mas além de demorara demais a carregar, confunde horrores e acaba atrapalhando a principal experiência do usuário em nosso blog, consumir com prazer o nosso conteúdo.

Disponibilizar botões de compartilhamento em redes sociais é algo bem legal, ajuda na divulgação e consequente viralização espontânea dos nossos posts. Principalmente com essa onda do mobile, é muito mais fácil se gostou de um post, dar um clique e compartilhar, que copiar a url, colar, encurtar e finalmente compartilhar.  Estes botões simplesmente facilitam e simplificam a vida de quem lê.

Um menu lateral limpo, simples e objetivo. Lembra que eu falei lá no começo que menos é mais?! Acho alguns widgets essenciais e outros totalmente dispensáveis. Como eles aparecem em todas as páginas na maioria dos layouts, são um grande divulgador do nosso conteúdo.

Widgets que não podem faltar

  • Pesquisa de posts no site (caso o layout não apresente esta opção) – É extremamente importante, pois muitas vezes a pessoa sabe que leu em seu blog sobre determinado assunto e a busca facilita encontrar.
  • Quem escreve  (caso o layout não apresente esta opção) – Por mais que sempre possamos ter a página Sobre, um jabázinho pessoal com link para seus projetos interessantes, na home é um grande marketing pessoal.
  • Posts recentes / Posts mais visitados – Prefiro os posts recentes, aos posts mais visitados, isso porque a lista dos mais visitatos por estar promovida na home, acaba induzindo o leitor a ler sempre os mesmos. Já os mais recentes, para um paraquedista que chegou ao seu blog através das buscas do Google, por exemplo, pode dar uma idéia mais diversificada do que temos falado em nossos blogs.
  • Categorias – Poucas e de preferência que englobem vários assuntos, tipo: entretenimento, arte e cultura, comportamento, variedades (eu até estou precisandoorganizar as minhas…)
  • Arquivo mensal – Ok, este até poderia ir para a lista dos dispensáveis, mas eu acho legal mostrar que o blog tem uma história e torná-la acessível.
  • Blogroll – Ah, nem tem muita explicação, se eu fuxico o blogroll #dazamiga para saber o que tem de bom e ainda não conheço, por que não compartilhar minhas preferências?

Widgets dispensáveis

  • Twitter, Facebook, Flickr – Nâo vou afirmar que não são interessantes, mas estes widgets carregam demais a página, pois ficam buscando atualização das informações e deixam a página mais lenta.
  • Selos de participação em memes e blogagens coletivas – Acho super legal a socialização e tal, mas a menos que seja um selo realmente importante para você (eu tenho o maior orgulho de ser Luluzinha), crie uma página e organize-os por lá. Lembre-se do mantra: “Menos é mais, menos é mais….”
  • Tags – Estas podem ser dispensáveis ou não. Particularmente acho que por serem mais objetivas e, muitas vezes, mais de uma por post, elas ficam em grande número e acabam ocupando um grande espaço e chamando muita atenção. E na verdade elas são muito mais interessantes para ajudar nas buscas orgânicas, que na busca através do blog, fica por sua conta.

Até acho que devem ter outras dicas, mas que agora me fogem à mente.  Em outro momento, faço um post sobre dicas de como organizar a edição de posts, mas isso fica para uma outra vez.

Este post faz parte do Meme de Dezembro, uma iniciativa das interneteiras do LuluzinhaCamp, que tem como única intenção, a diversão. Porque somos blogueiras e adoramos blogar, simples assim. Se você tem blog, corre para participar, clique aqui e saiba mais.

___

Cadastre-se

Receba por e-mail a newsletter mensal do FaceBeth e fique por dentro do que de melhor aconteceu, além das novidades que estão por vir. Registre-se clicando aqui!
