Cozinha de Festa

Filha de uma mãe que manda bem demais nos pratos natalinos e irmã de um cara que sabe tudo dos assados, não me sobra muita coisa no natal senão picar os legumes e verduras, né?!

Ainda assim, como adoro cozinhar, sempre dou um jeitinho que fazer algo especial que seja de alguma maneira aculturado com o passar dos anos.

Pensei em compartilhar receitas simples, mas super fáceis e que combinam bastante com este tempo quente e ajudam a acompanhar os assados de Natal.

Salpicão Tropical

salpicao tropicalEsta é muito simples, abra uma lata de ervilha e outra de milho, escorra o caldo e despeje e uma vasilha grande. Acrescente uma cenoura grande ralada em tiras, 100g de presunto picado e 100g de queijo prato picado, 100g de uvas passas pretas sem caroço, 100g de azeitona sem caroço picada, uma maçã sem casca picada em cubinhos, uma xícra de abacaxi picado em cubinhos e um peito de frango cozido e picado.

Misture tudo e acrescente trés colheres de sopa bem cheias de maionese de boa qualidade, misture tudo e reserve na geladeira. Antes de servir, acrescente batata palha. E está prontinho!

Se quiser fazer uma apresentação bem charmosa, divida um abacaxi ao meio, cave a polpa* e coloque o salpicão dentro. Fica lindo!

A polpa* não será desperdiçada, ela pode servir para picar a quantidade necessária para a receita  e o resto pode bater no liquidificador e servir com água gelo e hortelã. É um suco digestivo e combina perfeitamente

Farofa de frutas

farofa de frutasSimples demais, pique 200g de bacon, mas tire a parte mais gordurosa, frite até ficar crocante. Nele, refoque cebola ralada ou picada bem pequenina, até a cebola ficar meio transparente. Acrescente duas colheres de margarina, até derreter.

Depois vá adicionando 100g de azeitonas verdes sem caroço picadas, 100g de uvas passas brancas e pretas, um punhado de ameixa seca sem caroço picada, um punhado de damasco seco picado, uma banana prata picada, uma maçã picada e refogue levemente.

Adicione por último uma xícara de farinha e coloque sal à gosto.

Imagens

Este post faz parte do Meme de Dezembro, uma iniciativa das interneteiras do LuluzinhaCamp, que tem como única intenção, a diversão. Porque somos blogueiras e adoramos blogar, simples assim. Se você tem blog, corre para participar, clique aqui e saiba mais.

___

Cadastre-se

Receba por e-mail a newsletter mensal do FaceBeth e fique por dentro do que de melhor aconteceu, além das novidades que estão por vir. Registre-se clicando aqui!
Anúncios

Comente.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s