Internet e Segurança

Internet e segurança

Internet e segurança

Ao pesquisar sobre o tema da semana do Meme de Fevereiro  – Internet Segura – no LuluzinhaCamp, descobri que sou o verdadeiro santo de casa que não faz milagres. Sei de basicamente tudo o que precisa, mas uso muito pouco ferramentas de apoio, apesar de adotar habitualmente  atitudes de prevenção.

A rede está repleta de pegadinhas, verdadeiros presentes disfarçados, no melhor estilo cavalo de tróia. É tanta coisa… Malware, Phishing, Spam, Vírus, Worm, Trojan, Hoax, Bomba Lógica, Botnet, Rootkit e Spyware que nem eu mesma sei ao certo o que é o que. Sei que quase tudo pode nos ferrar de alguma forma.

Costumo dizer que neste navegável mar sem fronteiras que é a internet, quem está nele é para se molhar. Portanto, adotar algumas atitudes de prevenção é essencial.

Sempre que alguém me pede dicas eu super indico a Cartilha de Segurança Para Internet do cert.br, eles sim são um beabá e tanto. Abaixo, seguem algumas práticas pessoais que costumo adotar em meu dia a dia e ajudam bastante.

Dicas, truques e quebra galhos em nome da segurança na internet:

  • Em e-mails e sites desconhecidos, desconfie sempre de links o tipo “clique aqui”, “veja as fotos da festa” ou qualquer coisa parecida. Em muitos casos, quando conheço o remetente ou o site que sugere, para conferir que não se trata de um mal intencionado link .exe (que executa algum programa em nosso computador) clico com o botão direito do mouse em cima do link, copio a URL de destino e vejo se trata-se realmente do link sugerido.
  • Convites de novas redes sociais, nem sempre são bem intencionados, portanto confie desconfiando e nunca saia clicando em qualquer convite, mesmo que tenha sido enviado por seu amigo/irmão.
  • Uma outra coisa que estou sempre atenta nesses casos, é que mesmo que a tal rede seja do meu interesse e eu realmente quiser me cadastrar, costumo checar se ela existe, para só então me cadastrar. E ao me cadastrar, nunca saio convidando todos os meus amigos, afinal, quem disse que todos gostam de tudo o que eu gosto?!
  • Uma prática que tenho como hábito também é ter um e-mail só para cadastros e afins. Isso evita que nossos e-mails habituais entrem em listas de spam indesejadas. É muito comum ter cláusulas em contratos (que quase sempre aceitamos sem ler) liberando o nosso e-mail a parceiros. Fique esperto!
  • E falando de Spam (recebimento de e-mails indesejados, de propagandas principalmente), nunca é demais lembrar que muitas daquelas correntes de compartilhamento, pedidos de ajuda e etc que muita gente adora compartilhar costuma ser um grande chamariz de spamers. Se resolver encaminhar, procure sempre deletar os e-mails de quem enviou e se enviar para um grupo, use sempre a cópia oculta (bcc).
  • Já tive que formatar algumas vezes o meu computador. Só uma das vezes perdi tudo. Isso porque, depois dessa experiência nada agradável, me deram a dica de particionar a máquina. Com dois usuários, um com direitos de administrador e outro sem direitos, é possível evitar (principalmente em máquinas compartilhadas) que alguém cometa um erro e instale algum programa indevido.

Este post faz parte do Meme de Fevereiro, uma iniciativa das interneteiras do LuluzinhaCamp, que tem como única intenção, a diversão. Porque somos blogueiras e adoramos blogar, simples assim. Se você tem blog, corre para participar, clique aqui e saiba mais.

___

Cadastre-se

Receba por e-mail a newsletter mensal do FaceBeth e fique por dentro do que de melhor aconteceu, além das novidades que estão por vir. Registre-se clicando aqui!
