Meus cabelos brancos

mulheres cabelos brancos

Minha relação com cabelos brancos é complicada e vem de longa data. Vi minha avó materna deprimir após deixar de pintar os cabelos. E esse é um fato que nunca saiu dos meus pensamentos. Mesmo assim, sempre achei lindos os cabelos de minha avó paterna, que nunca pintou seus cabelos.

Sou de uma família de grisalhos precoces, meu pai morreu aos 46 anos com a cabeça cinza, quase branca. Meu irmão que hoje tem a mesma idade do meu pai quando morreu, também tem a cabeça bem grisalha. Seus primeiros cabelos brancos apareceram aos 16 anos. Sempre achei o máximo do charme, mas… Ele é homem! A sociedade tem uma tendência a incentivar que homens não pintem cabelos, mas nós mulheres, afffff….

Percebi meu primeiro cabelo branco aos 17 anos, aos 21 já tinha uma discreta mecha no meio da cabeça que eu até achava charmosa, mas incentivada por minha mãe, que sempre adorou pintar os cabelos de vermelho (e não consigo imaginar minha mãe sem a cabeleira ruiva), comecei ali a minha história com tintas e pincéis.

Por volta dos 30 anos, já com alguns muitos cabelos brancos à mostra, aproveitei uma queda de cabelo que tive e fiquei uns oito meses sem pintar. Dizia para as pessoas que estava dando um descanso aos meus fios, mas na verdade era uma experiência, já naquela época euqueria deixar de ser escrava das tintas.

O resultado foi o pior possível. Alguns pensavam que eu estava deprimida, outros que eu estava sem grana, cheguei a ganhar tinta de cabelo para pintá-lo, acreditem… rs.  Acabei sucumbindo à pressão dos amigos e familiares e voltando a pintar , desde então, nunca mais assumi os grisalhos.

A esta altura, por baixo da tinta, meus cabelos estão bem mais grisalhos, inclusive nas têmporas, afinal tenho 42 anos.

Acontece que a cada dia que passa tenho mais vontade de voltar à cor natural, deixar de usar tintas que ressecam tanto meus fios cacheados, mas por outro lado é cada vez mais difícil, pois de certa forma já acostumei ao meu visual. Será que vou deprimir como minha avó materna? Será que vou achar natural como minha avó paterna?

Ano passado depois de raspar as madeixas, Dona Joaninha (Lucia Freitas) ostentou com o maior charme seus grisalhos. Simone Miletic, e seus lindos e grisalhos cabelos, vive arrancando suspiros cada vez que muda a foto no Facebook. Sem saber essa mulherada me inspira e instiga.

Acho lindo o cabelo branco e mais lindo ainda mulheres que usam assim. Isso porque demonstra uma atitude, uma força, totalmente na contramão do convencional. E eu que amo uma transgressão, babo!

Confesso que ainda não tenho coragem, mas… Não se assustem se qualquer hora dessas eu assumir meus grisalhos com muita honra, sim senhor!

6 comentários sobre “Meus cabelos brancos

  1. Antes dos 30, quando apareciam um cabelo aqui, outro acolá, eu arrancava e me dizia “quando começar a fazer mechas, pinto” (sempre tive medo de pintar o cabelo e ressecar meus cachos!). Enfim, fato é que a mecha começa e se formar, e penso: não vou pintar. Se pintar, é descolorindo algumas partes, para dar tempo de o cabelo formar mechas maiores. Enfim. Tenho pensado nos meus fios brancos também. 🙂

    • Segundo uma amiga, q nunca pintou, assim é mais fácil, pois os brancos vão acontecendo e a gente vai acostumando… Eu não sei. Algumas pessoas eu simplesmente não consigo imaginá-las de cabelos pintados tanto quanto outras sem os cabelos pintados. Vamos ver… A hora que mudar o visu eu divulgo.

  2. Olha a amiga que acha mais fácil a gente ir acostumando aos poucos aqui, risos. Ai Beth querida, eu não sei se existe fórmula, mas acho sim que quando deixamos que eles evoluam naturalmente é mais fácil.
    Tem gente que diz que eu só deixei porque até hoje, tem uns cinco anos que eles começaram, eles se concentravam só na franja, apenas agora começo a perceber um ou outro fio no meio dos cachos. Eu sempre acho que quem tem espalhado é mais fácil porque não chama tanta atenção quanto a minha franja – justo a franja, bem na cara.
    Mais de uma vez já teve gente conversando comigo e encarando a franja, principalmente quando são pessoas que ficaram muito tempo sem me ver, mas sabem que tenho menos de 40…
    No final das contas acho que é da gente se sentir confortável.

  3. Rosa disse:

    Oi Beth.
    Hoje procurando inspiração para assumir meus cabelos brancos deparei com seu testemunho, incrivel!…, mas é a minha história. Quero tambem deixar de pinta-los e assumir, acho tão lindos, nos outros, mas…, sabe aquela cobrança da sociedade. Se conseguir fazer isso vou mandar uma foto pra voce. E voce ja assumiu os seus?

    • Ainda não consegui, como estou numa depressão monstra, sinto que os brancos me deprimem um pouco mais, isso pq choca bem mais as pessoas. Em momentos comuns eu nem ligaria, mas fragilizada, sabe como é…

Comente.

