RJ | Exposição ‘O Haver – Pinturas e Músicas para Vinicius’

Tive a sorte de esbarrar ao acaso, com a exposição “o Haver – Pinturas e Músicas para Vinícius“, na Caixa Cultural RJ e apaixonei, super indico!

Abertura da Exposição 'O Haver – Pinturas e Músicas para Vinicius'

A exposição que acontece até o dia 06/01/2014, de terça a domingo, das 10 às 22h, é uma homenagem a Vinicius de Moraes com desenhos e músicas de Paulinho da Viola, Toquinho, Martinho da Vila, Zeca Baleiro, Carlinhos Vergueiro, Teresa Cristina, Edvaldo Santana, Badi Assadi, Celso Viafora, Antonio Nóbrega, Chico Cesar, Gabriel O’Pensador, e Renato Teixeira. Com participação especial de Chico Buarque, lendo trechos do poema O Haver, de Vinícius de Morais, que foi ilustrado pelo artista plástico Elifas Andreato, idealizador da exposição.

Exposição 'O Haver – Pinturas e Músicas para Vinicius' - Elifas AndreatoA relação de Elifas Andreato com Vinicius se iniciou em 1975, quando o artista gráfico foi convidado a criar a arte da capa do disco Vinicius e Toquinho. Eles tornaram-se amigos. Mas não foi a amizade que tornou a realização de O Haver – Pinturas e Músicas para Vinicius de Moraes imprescindível para Elifas. O artista gráfico credita a Vinicius o privilégio de haver tido dois filhos: “Em 1975, eu já era casado mas não queria ter filhos. Para realizar a capa do disco, ouvi a música O Filho que Eu Quero Ter. Fiquei estupefato com a canção. Na primeira audição, já emocionado, descobri o quão importante seria ter filhos. Não tive como não agradecer pessoalmente a Vinicius por essa descoberta”. Pouco mais de um ano depois nasceria Bento e, em 1978, Laura. “Esse projeto é uma questão de honra para mim. Mesmo que tardio, ele serve para saldar ao menos uma parte da impagável dívida que tenho com Vinicius”. – JB online

O grande barato da exposição é que não só cada artista interage com Vinícius, através da apresentação de músicas inéditas inspiradas no poema O Haver, como cada qual teve a oportunidade de colocar a mão na massa na execução das obras em aquarela com a ajuda de Elifas Andreato. O vídeo que explica este processo é gostoso de ver.

Exposição 'O Haver – Pinturas e Músicas para Vinicius' - Toquinho

Aquarela de Toquinho em homenagem a Vinicius de Morais

E algo encantador, a exposição inclui um programa com ações educativas gratuitas que valorizam a relação das obras expostas com o visitante. Vi crianças e adultos pintando aquarelas com lápis, dedos e água, deliciosamente motivados em fazer parte da homenagem ao Poetinha.

Exposição 'O Haver – Pinturas e Músicas para Vinicius'

PS – Peço desculpas pelas imagens, sou péssima nisso, mas queria ilustrar com o meu olhar.

Serviço:

De 19/11 a 06/01/2014 – terça a domingo, das 10h às 21h.

Local: CAIXA CULTURAL RIO DE JANEIRO | GALERIA 4

Av. Almirante Barroso, 25, Centro – Rio de Janeiro – RJ • CEP 20031-003
(Metrô: Estação Carioca). Informações: (21) 3980-3815

Agendamento de visitas mediadas em grupo: contato@tipiticultural.com

Entrada Franca – Livre Para Todos os Públicos

Permitido fotografar sem flash • Acesso para pessoas com deficiência

Anúncios

Comente.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s