Antidepressivos x Libido

Libido x depressão / imagem Mysantropia no flickr

Importante! Algo muito comum no tratamento da depressão à base de medicamentos antidepresssivos e ansiolíticos é a queda da libido. Perde-se, ou limita-se a um mínimo o desejo pelo sexo ou até mesmo pela masturbação. Se você está nessa, entenda, seu parceiro(a) não ficou desinteressante de repente e nem você ficou frígido(a), a medicação para a depressão e ansiedade tem seu lado tarja preta também.

Alguns componentes químicos que compõem as famosas pílulas da felicidade (fluoxetinas, sertralinas, clomipraminas, clonazepans, bromazepans e muitos outros), estimulam agindo diretamente no nosso cérebro, em áreas que nos proporcionam prazer.

Ou seja, a gente não sorri à toa, foi estimulado a isso. Justamente os elementos químicos existentes nessas pilulinhas que nos induzem à cura, infelizmente também nos deixam num relax erótico que,  vai por mim, entrar de férias sexuais não é incomum. Justamente quando tudo o que a gente quer é voltar à vida normal…

No entanto, passado aquele primeiro momento que nos derruba na cama para depois levantar,  sempre me recusei a deixar minha libido escoar pelo ralo (estou em meu terceiro quadro depressivo dos últimos 20 anos, a gente sobrevive e aprende…) Felizmente sou um ser agraciado por um desejo sexual incomum e mesmo não sendo “a” gostosa, opções nunca me faltam e acabo chegando “lá”. Às vezes só e às vezes acompanhada.

Mais que conectar os cinco sentidos (por favor, se você, mesmo sem depressão tem problemas para chegar ao orgasmo, tente isso), estratégia que uso sempre, minha imaginação também precisa estar a mil para a coisa pegar no tranco… rs.

Percebi que tenho algumas artimanhas para não me tornar um ser assexuado (não que isso seja mau, se lhe convém) e resolvi compartilhar.

  • Literatura erótica de boa qualidade, com bom enredo, principalmente para as mulheres pode ajudar a entrar no clima aos poucos, assistir filmes onde o erotismo não é estrela,  mas mesmo em segundo plano acontece…. Também ajudam.
  • Com a libido em baixa, não dispense oportunidades. Se conseguir sair de casa (sim, pois se o quadro for de agorafobia, complica), sempre dê um jeito de estar junto de quem gosta, nem que seja para um carinho, mãos dadas durante um café, estar só, só ajuda a complicar..
  • Durante o banho, ou enquanto passa os cremes em seu corpo, mesmo só, acaricie-se. Se puder, faça isso diante do espelho (independente de kgs a mais ou a menos, pois depressão não mexe só com a nossa alma, mas o nosso corpo também) A carícia (mesmo a autocarícia) estimula a autoestima. Recuperar este sentimento é essencial no processo de cura. Gostar-se é fundamental.
  • No meu caso, que estou solteira, estar em contato com parceiros  sexuais  que já fazem parte da minha vida, sobretudo como amigos que conhecem um pouco da minha história, é importante. Se rolar algum curto circuito, se o lance não conectar, pagar “de samambaia”  (que só serve para a decoração) com quem te ama, respeita e tem carinho por você, é muito mais fácil.
  • Compartilhe fantasias sexuais com seu parceiro, ajudam muito. Nossa principal zona erógena é o cérebro.
  • Evite ousar coisas muito hardcore, apesar dessa ideia excitar muito e tal… No fim das contas, acaba sendo o feijão com arroz com quem se gosta, que  seduz e ajuda a um momento gostoso.

Queria poder ajudar mais, no entanto cada um é cada um.

Converse com o seu médico, caso a medicação esteja te transformando numa minhoca… rs. É possível mudar as doses aqui e ali, trocar remédios.

Apenas peço, por favor, não desistam do sexo, mesmo o sexo solitário (masturbação). Eis uma das atividades mais prazerosas e capazes de liberar tanta endorfina, que posso garantir, como o tempo e a melhora do quadro depressivo, o desejo volta.

Ainda bem!!!


Photo Credit: Mysantropia via Compfight cc

Anúncios

Comente.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s