Meu Deus, meu único Deus…

Anjo - imagem massimo ankor no flikr

Há anos, não lembro quando comecei a orar assim, tenho duas orações que mentalizo, às vezes recito, mas sempre estão em minha mente quase como um mantra. Esta oração, que surgiu assim, do nada, foi aos poucos deixando de lado as orações convencionais, que como católica (quede certa forma ainda é um referencial), eventualmente mentalizo ou recito orações como o Pai Nosso e o Salmos 23 e 91, pois estas orações me trazem sensação de paz e conforto. É ela:

Quando saio de casa:

“Senhor Deus, meu único Deus, que cuida da minha saúde física, mental e espiritual. Cuida de mim e cuida de todos os meus. Que do jeito que eu esteja indo, eu volte como estou e reencontre meus entes queridos da mesma forma (ou melhor). Amém!”

Quando chego em casa, ou em qualquer outro momento que eu sinta necessidade de agradecer:

“Senhor Deus, meu único Deus, muito obrigada por cuidar da minha saúde física, mental e espiritual. Agradeço por estar sempre ao meu lado e também ao lado de todos os meus. Por me permitir ir e vir e, sobretudo agradecer por mim, e por eles. Amém!” 

Eu e a religião (uma convivência em conflito)

Creio em Deus, mais por necessidade e conforto, do que como profissão de fé. Estudei dez anos em colégio de freiras, sofri bullying dos próprios colegas de classe por ser interessada em religião e fé, e sobretudo questionadora quanto  a diferença entre estes dois conceitos. Sempre fui “a” questionadora em qualquer ambiente religioso que visitei.

Fiz Primeira Comunhão e Crisma aos 27 anos, num resgate espiritual que senti necessidade à época. Certa vez, em um dos muitos retiros espirituais que participei, senti uma forte vocação para o matrimônio, no entanto, não acredito e não aceito os termos de como são estabelecidos. Odeio me sentir enquadrada em qualquer regra e vivo em conflito.

Eu e Deus (independente do nome que ele receba em qualquer religião)

Só não entro conflito com minha fé em Deus. Certa vez li que a fé é Divina (seja lá qual for sua fé), a religião é humana, criada por e para o homens. Respeito. Até os que não crêem. Direito é direito.

Hoje, sigo com meu jeito incomum de levar minha espiritualidade. Curiosa, observadora, crítica, mas… Ao sair e chegar em paz no conforto do meu lar, minha oração é sagrada. Para mim é…

A Oração que Deus entendia

“No ano de 1502, durante a conquista da América, um missionário espanhol visitava uma ilha perto do México, quando encontrou três sacerdotes astecas.

“Como vocês rezam?”, perguntou o padre.

“Temos apenas uma oração”, respondeu um dos astecas. “Dizemos: “ ó meu Deus, Tu és três, e nós somos três. Tende piedade de nós”.

“É uma bela oração, mas Deus não entende estas palavras. Vou ensinar-lhes uma oração que Deus escuta”.

E antes de seguir seu caminho, fez com que os astecas decorassem uma oração católica.

O missionário evangelizou vários povos, e cumpriu sua missão com um zelo exemplar. Depois de muito tempo pregando a palavra da Igreja na América, chegou o momento de retornar à Espanha.

No caminho de volta, passou pela mesma ilha onde estivera alguns anos antes. Quando a caravela se aproximava, o padre viu os três sacerdotes, caminhando sobre as águas, e fazendo sinal para que a caravela parasse.

“Padre! Padre!”, gritava um deles. “Por favor, torna a nos ensinar a oração que Deus escuta, porque não conseguimos lembrar!”

“Não importa”, respondeu o missionário, ao ver o milagre. E pediu perdão à Deus, por não haver entendido que Ele falava todas as línguas.”

*Texto de Paulo Coelho


Photo Credit: massimo ankor via Compfight cc

Anúncios

Um comentário sobre “Meu Deus, meu único Deus…

Comente.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s