Eu, meu pai e a música

Este foi o último clique que meu pai fez de mim, em Praia Grande, Costa Verde do Rio de Janeiro.

Este foi o último clique que meu pai fez de mim, verão 1979/1980 em Praia Grande, Costa Verde do Rio de Janeiro.

Em algum momento já comentei isso… Meu pai era um cara de gosto musical eclético.

Me ninava cantando Dorival Caymmi (Acalanto) e Luis Vieira (Prelúdio para ninar gente grande). Velava meu sono ouvindo clássicos de Chopin, Tchaykowiski, Mozart, Strauss… (foi assim que me apaixonei pelo estilo e tenho verdadeira reverência à Tocata e Fuga de Bach, música que ele gostaria de ser enterrado ao som dela, mas ä família” foi contra – um dia ainda presto o meu tributo).

E nos levava à praia tanto ao som do Projeto Minerva (programa de rádio que começava às dez horas aos domingos que reunia clássicos do cancioneiro popular, como Ari Barroso, Lamartine Babo…), quanto ouvindo as fitas K7 dos shows Aloha from Havaii – via satélite de Elvis Presley e Journey for the centre to the earth de Rick Wakeman.

Lembrar de todas estas referências me fazem chorar, mas também entender que as pessoas não morrem enquanto se mantém vivas na memória daqueles que amou (pelo menos este . No próximo dia 29 fazem 34 anos que ele morreu. Definitivamente, mesmo depois de tanto tempo, eu ainda não acostumei a apenas sentir saudades e imaginar como teria sido dançar com ele uma valsa aos 15 anos.


*Foto do meu arquivo pessoal. Temos poucas fotos dele, pois ele era o fotógrafo oficial. Fez os cliques mais loucos de toda a nossa infância. Nesta foto, eu estava dançando (eu vivia dançando) e cantarolando a Valsa do Imperador de Johann Strauss Filho, mostrando para o meu pai alguns movimentos e posições que havia aprendido no ballet, enquanto ele cheio de orgulho fotografava a cria. Infelizmente, este filme ficou muito tempo na máquina, o filme quase velou e salvaram-se poucas fotos, mas… Fica a lembrança.

Comente.

