Nude Face

image

Ontem, à penumbra do fim do dia, minha prima perguntou se eu estava loura, ao que respondi: “Não. São apenas quatro dedos de raiz branca.” Respondi com calma, não me senti agredida, apenas comentei o fato. Afinal hoje, se eu não pintasse mais os cabelos estaria com a cabeça tão grisalha quanto a do meu pai quando faleceu à minha idade, quarenta e seis anos. É de família, meu irmão de cinquenta anos é muito grisalho, apesar da face lisinha.

Óbvio que aquele comentário meu, fez pipocar uma série de outros, sobre pintar, não pintar, cortar curto, raspar… Nada absurdo ou não pertinente ao assunto antes levantado, mas… Se tem uma coisa que me importo pouco ou quase nada é “o que os outros vão pensar de mim”. O assunto rolou, passou para outro e entrei. Só isso.

Hoje, quando acordei e fui pentear os cabelos me deparei, como todos os dias, com os grisalhos. Pois ao contrário do que muitos pensam, eu gosto muito da minha imagem, grisalha ou não. Meu rosto e corpo no espelho com ou sem maquiagem ou roupa me faz feliz.

E gostar dessa ou de qualquer outra imagem que eu por acaso tenha, indepependente de escolha estética, restrição monetária (sim, eu poderia estar sem grana para mudar minha aparência, mas não é o caso), ou pela simples ação do tempo, só diz respeito a mim. Se tem uma coisa que demorei para aprender é gostar de mim, como sou. Uma vez que a gente aprende, todo o resto fica mínimo, sobretudo a opinião dos outros.

Eu tenho 46 anos, cabelos naturalmente grisalhos, eventualmente pintados de ruivo (cor que eu amo, sou, minha alma é red head, mesmo quando estou grey head), amo comprar maquiagens, uso raríssimas vezes e acho que, exatamente por isso, pela não banalização do make, me sinto linda maquiada.

Uso óculos fundo de garrafa, e agradeço a Deus nunca ter precisado fazer transplante de córnea. Sou cegueta mesmo, se eu passar ao seu lado e não reconhecer, apenas me perdoe. De verdade, não vale a mágoa. Peso no momento uns 93kg, e também sou feliz assim, já foram 105kg, estou no lucro.

Tomo remédios para controle da pressão arterial, controle do diabetes, antidepressivos, ansiolíticos e estabilizadores de humor. Faço caminhadas, terapia e uma vez por ano check up através de exames de sangue laboratoriais.

Não sou triste. Sou introspectiva. E na minha bolha entra quem eu deixo entrar. Não se engane com meu sorriso e polidez. Sou diplomática, mas também sou dessas que perde a paciência e detona mesmo. Definitivamente, não me sinto obrigada a nada.

Mesmo este texto, fiz porque quis. Quero todo mundo bem e feliz. Como diz um amigo Pablo Murad, “Gente feliz não enche o saco dos outros”.

Beijos!

Até…

3 comentários sobre “Nude Face

Comente.

